quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Dicas: Suplementus SuperFit

Qual a importância da hidratação para praticantes de atividade física?




Por: Felipe Ongaratto   CRN8 9505
                                 NUTRICIONISTA SUPERFIT SUPLEMENTUS

         A Água é o principal combustível para iniciar quaisquer que sejam as reações presentes em nosso organismo. Faz-se imprescindível o consumo desta para que se mantenha o funcionamento normal de nosso organismo. Em um ser humano adulto o total de água corporal presente nele varia entre idade, sexo e ate mesmo a quantidade de gordura corporal do individuo, normalmente está entre 52 a 66% do peso corporal. A água esta presente nos mais diversos tipos de alimentos, através de sucos, leguminosas, verduras, grãos. 


        A água desempenha diversas funções em nosso organismo, entre elas o transporte de nutrientes para dentro das células e de substâncias tóxicas para fora do nosso corpo; processos fisiológicos como a absorção, excreção e digestão; regulação da temperatura corporal, por isso vale ressaltar a exigência em se ter, quanto a hidratação durante todo o dia, deixando claro que a quantidade de água que o corpo perde (através do suor, urina, saliva, fezes, transpiração) deve ser sempre menor que a quantidade ingerida, para que se mantenha todo nosso organismo em perfeita  harmonia, ou seja, trabalhando de forma ordenada, sem sobrecarga.

            Vale a pena salientar que a ingestão hídrica varia entre pessoas que, são atletas; que visam uma alta performance; praticantes de atividades físicas com outros propósitos que não os de competição, mais por opção; e, pessoas que não realizam qualquer tipo de atividade fisica, considerados os sedentários. Nunca é tarde lembrar que, não havendo uma adequada ingestão hídrica o rendimento, principalmente quando tratamos de atleta, poderá ser prejudicado, podendo surgir fadigas musculares e até mesmo lesões.

            Em alguns casos a suplementação com repositores hidroeletrolíticos pode ser utilizado como fator para otimização de resultados dependendo da rotina e a intensidade dos treinamentos, mais vale lembrar a importância de se fazer um acompanhamento com um profissional da área para que possa ser feito um acompanhamento individualizado, baseado nas necessidades de cada indivíduo.
Av. Higienópolis, 210 - (43) 3334-4347



.

.