quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Pôr do Som





























O ano de 2014 é o ano de celebrar o som afro da cidade de Salvador. É o ano em que o Ilê Aiyê completa 40 anos, o Olodum comemora 35 anos e a caçula Didá chega a duas décadas de existência. É o ano em que a cantora Daniela Mercury, apelidada carinhosamente de a “neguinha mais branquinha da Bahia faz do tradicional Pôr do Som uma grande homenagem aos Afro mais importantes de Salvador. O show realizado há 15 anos no dia mundial da paz que normalmente recebe 2 convidados, desta vez vai receber 3 bandas marcantes na história da música brasileira: Ilê Aiyê, Olodum e Didá.
 
A festa vai ser uma grande celebração da música negra e do ritmo que é a marca do povo baiano. Ao longo dos mais de 20 anos de carreira, Daniela Mercury gravou 50 sambas reggae. É a voz do ritmo criado por Neguinho do Samba e uma das representantes da música dos pretos da Bahia.
 
Inovadora, Daniela Mercury colocará pela primeira vez no mesmo palco, as 3 bandas juntas. Este grande momento acontecerá no final do show. A cantora e também compositora Daniela Mercury mostrará ainda a música inédita que compôs em parceria com Marcelo Quintanilha em homenagem ao Ilê e ao Olodum. A canção se chama “Duas Vozes”e promete ser um hino do samba reggae.
 
Em 2014, pela primeira vez, o show vai ser realizado na Praça Cairu, em frente ao Mercado Modelo e a expectativa é de reunir 1 milhão de pessoas. A rainha da axé music vai ainda homenagear o Filhos de Gandhy que completa 65 anos, o Malê Debalê que comemora 35 anos, o Araketu, o Comanches e o Apaches do Tororó.  Haverá ainda uma homenagem especial ao mestre Dorival Caymmi, que terá o centenário comemorado em 2014. A festa vai ser uma celebração da paz e um show de negritude que ficará marcado para sempre na memória dos baianos.
 
O Pôr do Som é um projeto criado por Daniela Mercury e é sempre apresentado no primeiro dia do ano na cidade de Salvador. A festa ao ar livre, de graça para a população, já recebeu grandes artistas brasileiros. Todo ano, Daniela Mercury prepara um show inédito. Em 2014 a festa sera ainda mais especial: o projeto está completando 15 anos de existência.
 

.

.