terça-feira, 21 de setembro de 2010

Lino Villaventura abre o Catuaí Collection





Ícone da moda brasileira, o estilista Lino Villaventura fala sobre os 30 anos da bem sucedida carreira durante palestra na semana de moda do Catuaí Shopping

Participante desde a primeira edição da São Paulo Fashion Week, que em 1996 se chamava MorumbiFashion, o estilista Lino Villaventura celebra 30 anos de carreira na moda brasileira, que, aliás, vem ajudando a consolidar. Paraense radicado em Fortaleza, Lino segue criando moda longe do eixo Rio-SP e também distante das tendências que dominam cada temporada.

Com suas criações autorais, Villaventura está sempre surpreendendo a plateia fashionista em seus desfiles, tanto na performance teatral dos modelos, mas, principalmente, pelos tecidos artesanais concebidos em seu ateliê e as cores e formas.

Um dos 10 nomes eleitos da coleção Moda Brasileira da editora CosacNaify, Lino Villaventura teve sua trajetória contada pelo jornalista Jackson Araujo, que batiza o estilista de “O Ilusionista da Moda”.





“Lino é um excêntrico. Vive a nostalgia do paraíso e transporta essa simbologia para toda a construção de sua obra, que encontra nas vestas – e na moda – a mídia perfeita de revelação. Com pedaços de tecidos, canutilhos, barbantes, barbatanas, rendas e peles exóticas, ele tece sua obra como quem controla o nascimento”, escreve Araujo.

Pelas passarelas de Villaventura já desfilaram tops como a londrinense Michelle Alves, Ana Hickmann, Carol Trentini, Shirley Mallmann e Giane Albertoni. Fã de carteirinha do estilista, a apresentadora Xuxa Meneghel não só veste as criações como também desfilou na apresentação da coleção Verão 2001.

Nascido Antonio Marques dos Santos Neto, ganhou ainda criança o apelido Lino. O sobrenome fictício – que já consta como parte do seu RG – veio de um colunista social cearense ao relacionar o estilista ao seu endereço, a vila Ventura, no bairro Aldeota.A trajetória bem sucedida de Lino Villaventura é tema da palestra que abre o Catuaí Collection no dia 21 de setembro às 20 horas no Centro de Eventos do Catuaí Shopping. Só para convidados.

Fotos: Divulgação

.

.