domingo, 25 de abril de 2010

PARA ELES


A jornalista de moda Glória Kalil dá a dica aqui na Coluna VIP sobre o Dress Code do guarda roupa masculino, cada evento é uma tortura para aqueles que não sabe o que usar quando um traje especifico é pedido.

TRAJE ESPORTE Tipo de evento: almoços, exposições, churrascos, batizados, festas de crianças. Clima: simples e informal. Significa uma roupa descomplicada. A roupa certa: calças de brim ou de gabardine cáqui ou jeans, com camisas esportivas ou suéteres. No inverno, jaquetas ou parcas de couro ou camurça. Sapatos: os esportivos, como mocassim, sapatênis e tênis (menos no batizado). No inverno, calçados abotinados de camurça. A roupa errada: bermudão + camiseta do time + chinelo. Ou no extremo oposto: terno e gravata.

TRAJE PASSEIO, ESPORTE FINO OU TENUE DE VILLE Tipo de evento: almoços, vernissages, teatros. Clima: um toque de formalidade. A roupa certa: se o evento for antes das 18h, camisa + calça esportiva, tipo cáqui, com blazer. Outras opções: terno de cor clara com ou sem gravata; ou blazer escuro com calça, com ou sem gravata. Se o convite vier com “tenue de ville”, use gravata – seja dia ou seja noite, mesmo com blazer ou jaqueta. À noite, terno com gravata – valendo os ternos claros se for verão. Sapatos: sociais. Mocassins pretos ou marrons.

A roupa errada: jeans.

PASSEIO COMPLETO OU SOCIAL Tipo de evento: jantares, coquetéis, óperas, casamentos, comemorações oficiais. Clima: formalidade total A roupa certa: terno escuro com camisa social e gravata*. Sapatos: sociais pretos.
A roupa errada: qualquer opção fora do terno e gravata. E mais: acessórios marrons em geral e ternos marron.

TRAJE BLACK-TIE, TENUE DE SOIRÉE OU RIGOR Tipo de evento: noites de gala, bailes, grandes premiações. Clima: de requinte, sofisticado. A roupa certa: smoking. Tradicional ou variações mais modernas – como substituir a camisa branca por uma preta e dispensar a gravata borboleta – são toleradas hoje em dia. Sapatos: lisos de verniz, ou pretos de couro, de amarrar. A roupa errada: o seu melhor terno escuro. *Hoje em dia, o colete não é mais obrigatório, mas vale saber que terno = calça + paletó + colete.

.

.